Melhoria do desempenho
A organização de processos é a base para a gestão estratégica.
A organização de processos é a base para a gestão estratégica.
É ela que auxilia a instituição a obter resultados mais satisfatórios e melhorias nas etapas de produção. Todavia, para que se logre êxito na aplicação da metodologia é fundamental realizar o mapeamento de processos e, a partir deles, modelar os fluxos de atividades a serem desenvolvidas no Tribunal como um todo.
É ela que auxilia a instituição a obter resultados mais satisfatórios e melhorias nas etapas de produção. Todavia, para que se logre êxito na aplicação da metodologia é fundamental realizar o mapeamento de processos e, a partir deles, modelar os fluxos de atividades a serem desenvolvidas no Tribunal como um todo.
Em cada unidade judicial ou setor de apoio indireto à atividade judicante, uma série de atividades é executada diariamente, e é claro que erros e falhas podem acontecer durante esses procedimentos, muitas vezes porque os gestores não conhecem os detalhes das sequências, não tendo uma visão sistêmica.
Em cada unidade judicial ou setor de apoio indireto à atividade judicante, uma série de atividades é executada diariamente, e é claro que erros e falhas podem acontecer durante esses procedimentos, muitas vezes porque os gestores não conhecem os detalhes das sequências, não tendo uma visão sistêmica.
A organização dos procedimentos permitirá que a equipe de trabalho tenha um desempenho cada vez melhor. E alguns passos podem ajudar nessa tarefa, a saber:
A organização dos procedimentos permitirá que a equipe de trabalho tenha um desempenho cada vez melhor. E alguns passos podem ajudar nessa tarefa, a saber:
Mas por que implantar a Gestão de Processos de Trabalho?
Mas por que implantar a Gestão de Processos de Trabalho?
Não raro ocorrem resistências à adoção da Gestão de Processos, geralmente devido à falta de visão global dos processos e o desconhecimento dos benefícios gerados pela abordagem. Opiniões como as que seguem são, via de regra, subterfúgios para impor barreiras à implantação da Gestão de Processos:
Não raro ocorrem resistências à adoção da Gestão de Processos, geralmente devido à falta de visão global dos processos e o desconhecimento dos benefícios gerados pela abordagem. Opiniões como as que seguem são, via de regra, subterfúgios para impor barreiras à implantação da Gestão de Processos:
- Aqui tudo sempre foi assim e tem funcionado muito bem.
- Nunca ninguém reclamou do nosso serviço.
- Temos bons profissionais e, se houvesse uma maneira melhor de fazer o que fazemos, eles saberiam.
- Essa nova tarefa vai gerar mais serviço.
- Precisaremos de mais gente para fazer isso.
- É melhor implantar em outra área primeiro, se der resultado, poderemos avaliar a possibilidade de aderirmos.
Cumpre destacar que, a Gestão por processos tem o seguinte objetivo:
Cumpre destacar que, a Gestão por processos tem o seguinte objetivo:
Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados, monitorados e geridos com foco no alcance dos resultados e no cumprimento dos objetivos institucionais.
Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados, monitorados e geridos com foco no alcance dos resultados e no cumprimento dos objetivos institucionais.
Vantagens da Gestão por Processos
Vantagens da Gestão por Processos
- Satisfação do cliente e melhoria da imagem;
- Redução do desperdício, do retrabalho e dos custos;
- Aumento da produtividade e da competitividade;
- Autonomia das equipes e maior comprometimento.
A organização que adota a Gestão de Processos alcança maior produtividade, ou seja, suas áreas empreendem menor esforço para a consecução dos objetivos e metas.
A organização que adota a Gestão de Processos alcança maior produtividade, ou seja, suas áreas empreendem menor esforço para a consecução dos objetivos e metas.