A organização de processos é a base para a gestão estratégica.
É ela que auxilia a instituição a obter resultados mais satisfatórios e melhorias nas etapas de produção. Todavia, para que se logre êxito na aplicação da metodologia é fundamental realizar o mapeamento de processos e, a partir deles, modelar os fluxos de atividades a serem desenvolvidas no Tribunal como um todo.
Em cada unidade judicial ou setor de apoio indireto à atividade judicante, uma série de atividades é executada diariamente, e é claro que erros e falhas podem acontecer durante esses procedimentos, muitas vezes porque os gestores não conhecem os detalhes das sequências, não tendo uma visão sistêmica.
A organização dos procedimentos permitirá que a equipe de trabalho tenha um desempenho cada vez melhor. E alguns passos podem ajudar nessa tarefa, a saber:
Mas por que implantar a Gestão de Processos de Trabalho?
Não raro ocorrem resistências à adoção da Gestão de Processos, geralmente devido à falta de visão global dos processos e o desconhecimento dos benefícios gerados pela abordagem. Opiniões como as que seguem são, via de regra, subterfúgios para impor barreiras à implantação da Gestão de Processos:
Aqui tudo sempre foi assim e tem funcionado muito bem.
Nunca ninguém reclamou do nosso serviço.
Temos bons profissionais e, se houvesse uma maneira melhor de fazer o que fazemos, eles saberiam.
Essa nova tarefa vai gerar mais serviço.
Precisaremos de mais gente para fazer isso.
É melhor implantar em outra área primeiro, se der resultado, poderemos avaliar a possibilidade de aderirmos.
Cumpre destacar que, a Gestão por processos tem o seguinte objetivo:
Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados, monitorados e geridos com foco no alcance dos resultados e no cumprimento dos objetivos institucionais.
Vantagens da Gestão por Processos
Satisfação do cliente e melhoria da imagem;
Redução do desperdício, do retrabalho e dos custos;
Aumento da produtividade e da competitividade;
Autonomia das equipes e maior comprometimento.
A organização que adota a Gestão de Processos alcança maior produtividade, ou seja, suas áreas empreendem menor esforço para a consecução dos objetivos e metas.