Melhoria do desempenho

A organização de processos é a base para a gestão estratégica.

               É ela que auxilia a instituição a obter resultados mais satisfatórios e melhorias nas etapas de produção. Todavia, para que se logre êxito na aplicação da metodologia é fundamental realizar o mapeamento de processos e, a partir deles, modelar os fluxos de atividades a serem desenvolvidas no Tribunal como um todo.

                Em cada unidade judicial ou setor de apoio indireto à atividade judicante, uma série de atividades é executada diariamente, e é claro que erros e falhas podem acontecer durante esses procedimentos, muitas vezes porque os gestores não conhecem os detalhes das sequências, não tendo uma visão sistêmica.

           A organização dos procedimentos permitirá que a equipe de trabalho tenha um desempenho cada vez melhor. E alguns passos podem ajudar nessa tarefa, a saber: 


Mas por que implantar a Gestão de Processos de Trabalho? 

Não raro ocorrem resistências à adoção da Gestão de Processos, geralmente devido à falta de visão global dos processos e o desconhecimento dos benefícios gerados pela abordagem. Opiniões como as que seguem são, via de regra, subterfúgios para impor barreiras à implantação da Gestão de Processos: 

Cumpre destacar que, a Gestão por processos tem o seguinte objetivo:

Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados, monitorados e geridos com foco no alcance dos resultados e no cumprimento dos objetivos institucionais. 


Vantagens da Gestão por Processos


A organização que adota a Gestão de Processos alcança maior produtividade, ou seja, suas áreas empreendem menor esforço para a consecução dos objetivos e metas.