Melhoria do desempenho


A organização de processos é a base para a gestão estratégica.

É ela que auxilia a instituição a obter resultados mais satisfatórios e melhorias nas etapas de produção. Todavia, para que se logre êxito na aplicação da metodologia é fundamental realizar o mapeamento de processos e, a partir deles, modelar os fluxos de atividades a serem desenvolvidas no Tribunal como um todo.

Em cada unidade judicial ou setor de apoio indireto à atividade judicante, uma série de atividades é executada diariamente, e é claro que erros e falhas podem acontecer durante esses procedimentos, muitas vezes porque os gestores não conhecem os detalhes das sequências, não tendo uma visão sistêmica.

A organização dos procedimentos permitirá que a equipe de trabalho tenha um desempenho cada vez melhor. E alguns passos podem ajudar nessa tarefa, a saber:


Mas por que implantar a Gestão de Processos de Trabalho?

Não raro ocorrem resistências à adoção da Gestão de Processos, geralmente devido à falta de visão global dos processos e o desconhecimento dos benefícios gerados pela abordagem. Opiniões como as que seguem são, via de regra, subterfúgios para impor barreiras à implantação da Gestão de Processos:

  • Aqui tudo sempre foi assim e tem funcionado muito bem.

  • Nunca ninguém reclamou do nosso serviço.

  • Temos bons profissionais e, se houvesse uma maneira melhor de fazer o que fazemos, eles saberiam.

  • Essa nova tarefa vai gerar mais serviço.

  • Precisaremos de mais gente para fazer isso.

  • É melhor implantar em outra área primeiro, se der resultado, poderemos avaliar a possibilidade de aderirmos.

Cumpre destacar que, a Gestão por processos tem o seguinte objetivo:

Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados, monitorados e geridos com foco no alcance dos resultados e no cumprimento dos objetivos institucionais.


Vantagens da Gestão por Processos

  • Satisfação do cliente e melhoria da imagem;

  • Redução do desperdício, do retrabalho e dos custos;

  • Aumento da produtividade e da competitividade;

  • Autonomia das equipes e maior comprometimento.


A organização que adota a Gestão de Processos alcança maior produtividade, ou seja, suas áreas empreendem menor esforço para a consecução dos objetivos e metas.